35 anos de história

O CORUÉ  – Coro da Universidade de Évora foi fundado a 11 de Abril de 1983 sob a direcção do Prof. Dr. Manuel Ferreira Patrício.

Composto por alunos, professores e funcionários da Universidade de Évora, ao longo destes anos o CORUÉ realizou várias actuações no país e no estrangeiro.

De entre as inúmeras actividades promovidas ou em que o Coro participou destacam-se:

• lançamento do Emissor Regional de Évora da Rádio Renascença;
  • Concurso Internacional de Coros Universitários, promovido pelo Órfeão Universitário de Coimbra;
  • I Certamen de Tunas Universitárias de Badajoz;
  • Conferência do Prémio Nobel da Paz, de 1995, Joseph Rothblath;
  • Concerto de Ano Novo (Janeiro de 2000), com a Tufts University Symphony Orchestra (Auditório da Universidade de Évora);
  • entrega do mais importante galardão cultural português, Prémio Pessoa a Manuel Alegre e José Manuel Rodrigues, Palácio Nacional de Queluz (Março 2000);
  • I Encontro de Coros em Évora (Maio de 2003);
  • Férias Corais Jovens.

Anualmente o CORUÉ realiza concertos no âmbito das Cerimónias Protocolares da Universidade de Évora e concertos com os grupos académicos internos da Universidade. Marcou presença em doutoramentos “Honoris Causa” pela Universidade de Évora de várias personalidades, entre elas:

• Rainha Sofia de Espanha;
  • Dr. Mário Soares;
  • Dr. Rómulo de Carvalho (António Gedeão);
  • José Saramago – Prémio Nobel da Literatura;
  • D. Carlos Ximenes Belo – Prémio Nobel da Paz.

Em Abril de 2011, o seu fundador, Prof. Dr. Manuel Ferreira Patrício, foi nomeado membro honorário deste grupo.

Depois da regência ter estado a cargo do seu fundador, o CORUÉ foi também regido por:

• Dr. Adelino Santos;
  • Dr. Luís Veiga;
  • Maestro Francisco D’Orey
  • Dr. Paulo Oliveira;
  • Maestro Edgar Saramago;
  • Prof. Manuel Magno;
  • Maestro Gonçalo Lourenço;
  • Maestro Jaime Branco.

Actualmente a Direcção Artística é ocupada pelo Maestro Pedro Nascimento.