Prof. Dr. Manuel Ferreira Patrício

Manuel Ferreira Patrício, antigo Reitor da Universidade de Évora, é natural de Montargil. Nasceu em Setembro de 1938. Revelou desde cedo uma clara vocação musical. O seu pai era trompete da Banda de Montargil. Acompanhou-o nos ensaios e festas desde que se lembra.

Aprendeu a tocar flautim para se integrar na Banda, o que não chegou a concretizar-se. A sua formação musical aconteceu no Seminário Menor de Vila Viçosa. Foi aí que adquiriu o gosto e a prática da música coral, datando dessa altura as primeiras experiências de regência e de composição de peças corais simples. Enriqueceu depois ao longo da vida, os seus conhecimentos e a sua experiência de direcção coral. Acabou por seguir a carreira universitária e não a carreira musical.

Frequentou na Fundação Calouste Gulbenkian, em 1965, o Curso de Educação Musical dirigido por Edgar Willems e o Curso de Prática e Regência de Canto Coral dirigido por Michael Corboz. A convite do maestro e compositor Fernando Lopes Graça, nesse mesmo ano, substituiu-o durante alguns meses na direcção do Coro da Academia de Amadores de Música.

Foi, entre 1973 e 1984, maestro do Orfeão de Estremoz Thomaz Alcaide. Em Abril de 1983, com um conjunto de estudantes da sua universidade, fundou o CORUÉ – Coro da Universidade de Évora. Foi seu director artístico/maestro até Janeiro de 1987, altura em que foi nomeado para presidir ao Instituto de Inovação Educacional (Lisboa).

Jubila em Março de 2006, tomou a iniciativa da fundação do Coro de Câmara de Montargil, oferecendo à Associação Nova Cultura de Montargil a sua integração no conjunto de projectos da mesma, no fim de Outubro de 2008. O Coro fez a sua estria na noite de Natal desse mesmo ano, na Igreja Matriz de Montargil, desenvolvendo a sua actividade com regularidade desde então – construção do repertório, preparação e organização de concertos.

A 30 de Abril de 2011 – recebe do CORUÉ, pela mão de João Vítor Santos, Presidente em vigência nessa data, o título de membro honorário deste grupo. Numa cerimónia de homenagem, que contou com a presença não só do Reitor da Universidade de Évora, Carlos dos Santos Braumann, mas também de vários amigos, conhecidos e admiradores de Manuel Ferreira Patrício.